HISTÓRIA DA CIDADE

História da Cidade

Nova Canaã foi fundada na década de 50, a 29 de junho de 1954, em terras adquiridas da CAIC, por Inork Conceição da Silva. As terras que formaram o perímetro urbano inicial, limítrofes à cidade, foram adquiridas na década de 40 pelo fazendeiro Stalamo, que com a parceria de dois outros fazendeiros adquiriu 6000 alqueires remanescentes das terras da antiga Fazenda Ponte Pensa.

Fundada a Vila de Nova Canaã, coube a José Francisco da Silva, conhecido como “Zé Chico”, a comercialização dos lotes que formaram o traçado planimétrico urbano.

As terras da área geográfica pertenciam então ao município de Santa Fé do Sul. Elevada à categoria de Distrito no dia 28 de fevereiro de 1964, por força da Lei Estadual 8092, e nesta ocasião delimitou-se a área distrital dentro do município de Três Fronteiras.

Nova Canaã emancipou-se por força da Lei Estadual 7664, de 30 de dezembro de 1991, e a instalação do Município efetivou-se em 1° de janeiro de 1993. Com a emancipação política, ocorreu a alteração do nome da cidade para Nova Canaã Paulista.

Padroeiro:

São Pedro (homenagem à data de fundação).

Localização:

O município está localizado no extremo noroeste do estado de São Paulo, na mesorregião de São José do Rio Preto e microrregião de Jales. Limita-se ao Norte com Três Fronteiras, ao Sul com Aparecida D’oeste, a Leste com Palmeira D’oeste e a Oeste com Santa Fé do Sul. Sua sede situa-se a 20° 37′ de Latitude Sul e 50° 95′ de Longitude Oeste.

Constituição Territorial:

A área do município foi delimitada em 124 Km², divididos em um bairro urbano (localizado na sede do Município), cinco bairros rurais (Bairro do Loro, Córrego do Engano, Córrego do Cervo, Córrego Nupeba e Córrego do Machadinho), além de um povoado denominado Socimbra.

Demografia:

Conforme dados do Censo 2010 (IBGE), possui população total de 2.114 habitantes, sendo 880 na zona urbana e 1234 na zona rural, contando com 1076 homens e 1038 mulheres. A densidade demográfica do município é de 16,99 hab./km².

Hidrografia e Clima:

Encontra-se na bacia hidrográfica do Tietê – Paraná. Clima tropical úmido com inverno seco.

Economia:

Baseada na agropecuária e na prestação de serviços.
PIB: R$ 29.4 mi.
PIB per capita: R$ 13.547,37

Administração:

A administração atual é constituída pela Prefeita Thaís Cristina C. Moreira e seu vice-prefeito, Antônio Guéia Batista. A Câmara Municipal é composta por 9 vereadores.